ALFA - FACULDADE

Informações: (33) 3721-1098 / (33) 3721-2985

ALFA - FACULDADE

Graduação

Cursos de Graduação

Inscreva-se!

Nutrição

Objetivo Geral

 Define-se como objetivo geral do Curso formar profissionais nutricionistas com uma compreensão integral da pessoa humana, com senso de responsabilidade e percepção crítica da realidade social, econômica, cultural e política, capazes de desenvolver atividades técnico-científicas específicas no campo da nutrição e alimentação humana, em suas dimensões individual e coletiva, de maneira a promover, preservar e recuperar a saúde e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.


Objetivos específicos

 E de um modo mais específico, o Curso objetiva:

 • Qualificar profissionais com habilidades e competências para atuar nos aspectos educativos e intervencionais da assistência alimentar e nutricional prestada ao indivíduo e à coletividade.

 • Promover efetiva integração entre a instituição e a sociedade, mediante a implementação de projetos de pesquisa e extensão de interesse comum; contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a melhoria da qualificação profissional na região, com a perspectiva transformadora da realidade.

 • Promover efetiva integração entre a instituição e a sociedade, mediante a implementação de projetos de pesquisa e extensão de interesse comum; contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a melhoria da qualificação profissional na região, com a perspectiva transformadora da realidade.

 • Atuar no processo de desenvolvimento da sua comunidade regional, promovendo e difundindo a cultura.

 • Contribuir para o fortalecimento da solidariedade e da fraternidade entre os homens na sua região de abrangência e em outras com as quais mantenha contato.

 • Contribuir com a inserção social promovendo a democratização do conhecimento e fortalecendo o repasse de técnicas e a difusão do saber.

 • Desenvolver projetos inovadores que possibilitem a ampliação das fronteiras e a diversidade do conhecimento, combatendo a fragmentação e estendendo o diálogo entre os diferentes saberes.

 • Desenvolver ações que conduzam à inovação e ao fortalecimento do intercâmbio com a comunidade acadêmica nacional e internacional.

 • Preparar os futuros profissionais para o domínio dos recursos socioculturais, científicos e tecnológicos, para que lhes permita uma atuação consciente e eficiente no seu projeto de vida.

 • Planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição.

 • Planejamento, coordenação, supervisão e avaliação de estudos dietéticos.

 • Direção, coordenação e supervisão de cursos de graduação em Nutrição.

 • Ensino das matérias adstritas aos cursos de graduação em nutrição.

 • Ensino das matérias de nutrição e alimentação em cursos de graduação da área de saúde e outras afins.

 • Auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética.

 • Assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética.

 • Assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição, prescrever suplementos nutricionais necessários à complementação da dieta, solicitar exames laboratoriais para acompanhamento dietético.

 • Assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e ao nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos.


Perfil do Egresso

 O egresso estará apto a exercer suas atividades em todos os níveis de atenção à saúde, entendida esta como cidadania, promovendo ações integradas de proteção, prevenção, recuperação e reabilitação no que tange à nutrição e alimentação, sempre pautado em princípios éticos e tendo como lastro o rigor científico e intelectual.

 De acordo com a legislação pertinente, são estas as principais atividades privativas dos profissionais nutricionistas:

 • Planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição.

 • Planejamento, coordenação, supervisão e avaliação de estudos dietéticos.

 • Direção, coordenação e supervisão de cursos de graduação em Nutrição.

 • Ensino das matérias adstritas aos cursos de graduação em nutrição.

 • Ensino das matérias de nutrição e alimentação em cursos de graduação da área de saúde e outras afins.

 • Auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética.

 • Assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética.

 • Assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição, prescrever suplementos nutricionais necessários à complementação da dieta, solicitar exames laboratoriais para acompanhamento dietético.

 • Assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e ao nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos.

 Demais disso, atribuem-se aos nutricionistas as atividades seguintes, desde que relacionadas com a alimentação e nutrição humana:

 • Elaboração de informes técnico-científicos.

 • Gerenciamento de projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios.

 • Assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição.

 • Controle de qualidade de gêneros e produtos alimentícios.

 • Atuação em marketing na área de alimentação e nutrição.

 • Estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição.

 • Prescrição de suplementos nutricionais necessários à complementação da dieta.

 • Solicitação de exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietoterápico.

 • Participação em inspeções sanitárias relativas a alimentos.

 • Análises relativas ao processamento de produtos alimentícios industrializados.

 • Participação em projetos de equipamentos e utensílios na área de alimentação e nutrição.


Habilidades e Competências

 E mais especificamente, objetiva-se formar profissionais para desenvolver as seguintes competências e habilidades:

 • Aplicar, no desenvolvimento da atenção dietética, conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano.

 • Planejar, prescrever, monitorar e orientar dietas e suplementos nutricionais, além de avaliar e acompanhar o estado nutricional, a fim de contribuir com a promoção, manutenção e recuperação da saúde de indivíduos e grupos populacionais.

 • Participar da concepção de políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, no intuito de promover a saúde em âmbito local, regional e nacional.

 • Realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição, considerando a influência sociocultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população.

 • Planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando à manutenção e melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas.

 • Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência.

 • Reconhecer a saúde como um direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.

 • Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição.

 • Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação e nutrição, além de terapia nutricional.

 • Desenvolver atividades de ensino e pesquisa em sua área de atuação.

 • Atuar em áreas do marketing de alimentação e nutrição, orientando-se por princípios da ética profissional.

 • Investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano.


Inscreva-se para o curso de Nutrição

Coordenação

  O coordeandor de curso atua como um líder do seu curso, pois ele atende e orienta os alunos para a melhor qualidade de ensino e convívio em sala de aula entre os alunos e professores.

  O coordenador de curso observa as necessidades e implementa as estratégias necessárias para seu curso, organizando eventos, viagens e atividades para o melhor aproveitamento dos acadêmicos.

  Orienta as atividades de conclusão de curso e as ativivades extracurriculares, seu desempenho promove o curso dentro e fora da instituição.

Coordenador(a):


Disciplinas do Núcleo Comum

Disciplinas Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Série Ideal
Gestão de Carreira em Psicologia 80
História da Psicologia 80
Neurofisiologia e Estágio Básico 40 40
Psicologia do Ciclo Vital: Infância 80
Técnicas de Leitura e Produção de Texto 80
Análise do Comportamento e Estágio Básico 40 40
Antropologia 80
Metodologia Científica 80
Optativa Básica (LIBRAS ou Português Instumental) 80
Psicologia do Ciclo Vital: Adolescência, Maturidade e Velhice 80
Matemática 80
Psicologia da Personalidade I 80
Psicologia e Gestão I e Estágio Básico 40 40
Psicologia Organizacional e do Trabalho 80
Psicomotricidade 80
Estatística 80
Filosofia Aplicada a Psicologia 80
Psicologia da Personalidade II 80
Psicologia e Gestão II e Estágio Básico 40 40
Psicologia Social I 80
Psicologia da Personalidade III 80
Psicologia da Saúde I 80
Psicologia e Gestão III e Estágio Básico 40 40
Psicologia Social II 80
Técnicas Projetivas e Estágio Básico 40 40
Ciências Sociais 80
Motivação e Aprendizagem 80
Psicologia da Saúde II e Estágio Básico 40 40
Sensação e Percepção 80
Técnicas de Avaliação de Inteligência e Construção de Medidas 80
Escolas e Técnicas de Intervenção Psicológica I 80
Psicologia Cognitivo-Comportamental 80
Psicologia da Aprendizagem Educacional 80
Psicologia de Grupo 80
Psicopatologia 80
Escolas e Técnicas de Intervenção Psicológica II 80
Processos Cognitivos 80
Psicologia Humanista e Psicodinâmica 80
Técnicas de Exame Psicológico e Estágio Básico 40 40
Teorias e Sistemas em Psicologia 80
Escolas e Técnicas de Intervenção Psicológica III 80
Neuropsicologia e Estágio Básico 40 40
Optativa 1 20 20
Optativa 2 20 20
Trabalho de Conclusão de Curso I 40
Psicodiagnóstico e Estágio Básico 40 40 10°
Neuropsicofarmacologia 80 10°
Aconselhamento Psicológico e Estágio Básico 40 40 10°
Treinamento de Habilidades Interpessoais e Estágio Básico 40 40 10°
Trabalho de Conclusão de Curso II 40 10°
TOTAL CARGA HORÁRIA TEÓRICA E PRÁTICA 3280 560
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Estágio curricular supervisionado I 240
Estágio curricular supervisionado II 240 10º
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 320
TOTAL CARGA HORÁRIA DO CURSO 4640

Horas de Estágio Básico

Horas/aula 3280
Estágio Básico 560
Estágio Específico 480
Atividades ComplEmentares 320
CARGA HORÁRIO TOTAL DO CURSO 4.640

Ênfase em Gestão

Disciplina Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Série Ideal
Gestão de Carreira em Psicologia 80
Psicologia Organizacional e do Trabalho 80
Psicologia e Gestão I e Estágio Básico 40 40
Psicologia e Gestão II e Estágio Básico 40 40
Psicologia e Gestão III e Estágio Básico 40 40
Treinamento em Habilidades Interpessoais e Estágio Básico 40 40 10°
Optativa I - Ambiente organizacional 40
TOTAL CARGA HORÁRIA TEÓRICA E PRÁTICA 360 160
TOTAL CARGA HORÁRIA DA ÊNFASE 520

Ênfase em Saúde

Disciplina Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Série Ideal
Aconselhamento Psicológico e Estágio Básico 40 40
Psicopatologia 80
Psicologia da Saúde I 80
Optativa II (Psicologia Clinica e Estágio Básico) 20 20
Neuropsicofarmacologia 80
Optativa IV (Psicologia Hospitalar) 40
Neuropsicologia e Estágio Básico 40 40
Psicologia da Saúde II e Estágio Básico 40 40
TOTAL CARGA HORÁRIA TEÓRICA E PRÁTICA 420 140
TOTAL CARGA HORÁRIA DA ÊNFASE 560
Untitled Document