ALFA - FACULDADE

Informações: (33) 3721-1098 / (33) 3721-2985

ALFA - FACULDADE

Graduação

Cursos de Graduação

Inscreva-se!

Farmácia

Objetivo Geral

 A Alfa estima ser seu dever organizar-se como espaço de vida, de produção de significados para compreender e intervir no contexto em que atua e serve, singularizado por sérios problemas sociais, especialmente no que tange à saúde pública. Assim, toma como ponto de partida a investigação e reflexão constantes sobre essa mesma realidade, na perspectiva de dar maior sentido a suas ações como instância educacional possibilitadora das mudanças que a sociedade espera.
 A efetivação da proposta do curso de Farmácia da Alfa, tal como concebida neste documento, deverá ser ratificada pelo alcance do seguinte objetivo geral: Promover formação de Farmacêuticos com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo que os tornem aptos a atuar na assistência integral à saúde com base no rigor científico e intelectual, capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, e cuja atuação seja pautada em princípios éticos e na compreensão da realidade do seu meio, direcionando sua atuação para transformar essa realidade em benefício da sociedade. Adicionalmente, profissionais dotados de capacidade de comunicação e liderança junto a equipes multiprofissionais, com competências de administração e gerenciamento de serviços de saúde, voltado ao desenvolvimento científico, capaz de adquirir, por iniciativa própria, conhecimentos que garantam uma educação continuada e permanente.


Objetivos específicos

 Para a efetivação do objetivo geral, o curso encaminha-se para promover prioritariamente a consecução dos seguintes objetivos específicos:

 • Envidar esforços para a formação de profissionais capacitados para atuar em diversas instâncias de sua competência nos sistemas público e privado de saúde, com ênfase no SUS e em todos os níveis de atenção.

 • Formar valores humanos que atuem efetivamente nos processos de promoção da saúde, prevenção e diagnóstico de doenças, assim como na terapêutica, enfocando a resolução e prevenção de problemas individuais e coletivos.

 • Preparar farmacêuticos para prestar assistência integral e de excelência, embasada em evidências técnicas e científicas no que se refere à seleção, aquisição, dispensação e monitoração da terapêutica medicamentosa à população, favorecendo seu uso racional e dirimindo as interações e reações adversas.

 • Preparar o futuro farmacêutico para atuar de forma solidária e cidadã, prezando pela saúde em um contexto de equipe, envolvendo múltiplos profissionais os quais deverão trabalhar de forma integrada.

 • Propiciar condições necessárias ao profissional para que o mesmo possa exercer atividades de controle da qualidade relacionado a processos e produtos farmacêuticos e correlatos, bem como alimentícios visando à obtenção de produtos seguros e eficazes.

 • Proporcionar formação técnica adequada para que se possa realizar a produção de fármacos, medicamentos e correlatos, cosméticos e alimentos para os quais já existam tecnologias de produção definidas, assim como aplicar-se ao desenvolvimento de novos produtos e processos de produção, ampliando tanto o acesso da população a estes produtos quanto a capacidade inventiva no cenário nacional.

 • Assegurar os meios para que o egresso se torne habilitado a cumprir todas as incumbências referentes às análises laboratoriais, clínicas e toxicológicas, conforme os padrões de qualidade e segurança.

 • Garantir os necessários recursos para que o egresso se capacite a realizar análises de alimentos, de nutracêuticos, de alimentos de uso enteral e parenteral, suplementos alimentares, desde a obtenção das matérias primas até o consumo, considerando inclusive produtos obtidos por biotecnologia.


Habilidades e Competências

 • Conhecer os problemas de saúde pública em nível local, regional e nacional.

 • Dominar a legislação farmacêutica e o código de ética profissional.

 • Desempenhar funções de dispensação ou manipulação de fórmulas magistrais e farmacopeicas, quando a serviço público em geral ou mesmo de natureza privada.

 • Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional.

 • Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o.

 • Atuar multiprofissionalmente e interdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde, baseado na convicção científica, de cidadania, ética e bioética.

 • Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.

 • Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social.

 • Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos.

 • Desenvolver assistência farmacêutica individual e coletiva.

 • Atuar na pesquisa, desenvolvimento, seleção, manipulação, produção, armazenamento e controle de qualidade de insumos, fármacos, sintéticos, recombinantes e naturais, medicamentos, cosméticos, saneantes e domissaneantes e correlatos.

 • Atuar em órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional e de aprovação, registro e controle de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes e correlatos.

 • Atuar na avaliação toxicológica de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes, correlatos e alimentos.

 • Realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, citológicos, citopatológicos e histoquímicos, biologia molecular,bem como análises toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança.

 • Realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas.

 • Avaliar a interferência de medicamentos, alimentos e outros interferentes em exames laboratoriais.

 • Avaliar as interações medicamento/medicamento e alimento/medicamento.

 • Exercer a farmacoepidemiologia.

 • Exercer a dispensação e administração de nutracêuticos e de alimentos de usoenteral e parentreral.


Inscreva-se para o curso de Farmácia

Coordenação

  O coordeandor de curso atua como um líder do seu curso, pois ele atende e orienta os alunos para a melhor qualidade de ensino e convívio em sala de aula entre os alunos e professores.

  O coordenador de curso observa as necessidades e implementa as estratégias necessárias para seu curso, organizando eventos, viagens e atividades para o melhor aproveitamento dos acadêmicos.

  Orienta as atividades de conclusão de curso e as ativivades extracurriculares, seu desempenho promove o curso dentro e fora da instituição.

Coordenador(a): Luiza Gobira Lacerda


Nome Formação Titulação Regime de Trabalho
Alberto Alves dos Santos Matemática Especialista Horista
Ane Maria Brant Alves Rego Fisioterapia Especialista Horista
Caline Gomes Monteiro Farmácia Especialista Horista
Ednardo Sousa Nascimento Pedagogia Mestre Parcial
Leonardo Henrique Guimarães Reis Farmácia Especialista Parcial
Luanna Botelho Souto de Araújo Farmácia Especialista Parcial
Lucas Rodrigues de Figueiredo e Souza Farmácia Especialista Parcial
Luiza Gobira Lacerda Farmácia Especialista Integral
Marluce Ramos de Aguilar Psicologia Especialista Parcial
Mônica Cecília Santana Pereira Farmácia Doutora Parcial
Patrícia Alves Cardoso Biologia Mestre Integral
Tânia Maria Santana Botelho História Mestre Horista
Viviane Amaral Toledo Coelho Biologia Doutora Parcial
Virgínia Torres Alves Farmácia Especialista Horista

Duração: 5 anos.

Horário: Noturno.




O curso de Farmácia foi Reconhecido pela PORTARIA Nº 466, de 22 de Novembro de 2011, publicada no DOU Nº 225 em 24 de Novembro de 2011.


Untitled Document