ALFA - FACULDADE

Informações: (33) 3721-1098 / (33) 3721-2985

ALFA - FACULDADE

Graduação

Cursos de Graduação

Inscreva-se!

Engenharia Civil

Objetivo Geral

 O curso de Engenharia Civil, da Faculdade Alfa, visa à formação de profissional apto a elaborar, coordenar, administrar, executar e fiscalizar projetos e obras de estruturas de grande, médio e pequeno porte, edificações em geral, infraestrutura urbana, incluindo pontes, barragens, aeroportos, rodovias, ferrovias e túneis, redes de abastecimento de água e saneamento, mecânica dos solos, avaliações e perícias. Sua matriz é estruturada de forma a valorizar, desde o início da graduação o estreito contato com o exercício da profissão.
 Visa também formar o engenheiro capaz de identificar e resolver os problemas de cada área da Engenharia Civil, indicando e implantando a solução mais adequada para cada situação, ainda que sob uma economia de recursos escassos. O aluno é levado a refletir diante dos desafios e a buscar alternativas de solução para qualquer problema, usando criatividade e senso crítico.


Objetivos específicos

 O Curso de Engenharia Civil da Faculdade Alfa tem como objetivos específicos:

 • Formar profissionais com conhecimento amplo nas áreas da Engenharia Civil, em especial nas áreas de construção e estruturas, com senso crítico, significativa parcela gerencial, de relações humanas e grande senso de criatividade.

 • Possibilitar uma formação sólida e ética, alicerçada nas possibilidades locais, regionais e nacionais, visando a inserção dos engenheiros civis egressos no competitivo mercado de trabalho.

 • Formar profissionais e cidadãos que, além de dominarem as técnicas e conceitos, estabeleçam, sempre que possível, a leitura crítica e ética da realidade das comunidades onde atuarem, buscando o constante aperfeiçoamento como profissionais, cidadãos atuantes e o bem-estar das mesmas.


Perfil do Egresso

 O perfil do egresso do curso de Engenharia Civil da ALFA – Faculdade de Almenara obedece ao previsto na Res. CNE/CES no11, de 11 de março de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Engenharia. O profissional egresso deverá estar capacitado a identificar e solucionar problemas na área de Engenharia Civil, com atuação criativa e crítica, estando ciente da necessidade de formação contínua e permanente. Devido à grande abrangência desta modalidade de Engenharia, deverá ter uma formação geral crítica e reflexiva, focada nas necessidades locais e regionais, em especial nas áreas de construção e estruturas, visando atuar junto a outras áreas de conhecimento, estando preparado para trabalhos de natureza multidisciplinar.


Habilidades e Competências

 A formação do Engenheiro na Faculdade tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades:

 • Aplicar conhecimentos matemáticos e tecnológicos.

 • Projetar e conduzir experimentos, bem como analisar e interpretar dados, com enfoque na pesquisa de novos materiais, tecnologias adequadas à Engenharia Civil e em diversos campos de sua área de conhecimento.

 • Usar as técnicas e as modernas ferramentas da engenharia necessárias ao exercício profissional (projetar, planejar, dimensionar, executar, avaliar técnica e economicamente, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia civil).

 • Identificar, formular e resolver problemas de engenharia, em especial nas áreas de construção e estruturas.

 • Ter consciência da responsabilidade profissional e ética.

 • Ter consciência da necessidade de um aprendizado contínuo e vitalício.

 • Saber atuar em equipes multidisciplinares.

 • Avaliar o impacto das atividades de engenharia no contexto social e ambiental.


Inscreva-se para o curso de Engenharia Civil

Coordenação

  O coordeandor de curso atua como um líder do seu curso, pois ele atende e orienta os alunos para a melhor qualidade de ensino e convívio em sala de aula entre os alunos e professores.

  O coordenador de curso observa as necessidades e implementa as estratégias necessárias para seu curso, organizando eventos, viagens e atividades para o melhor aproveitamento dos acadêmicos.

  Orienta as atividades de conclusão de curso e as ativivades extracurriculares, seu desempenho promove o curso dentro e fora da instituição.

Coordenador(a): Eduardo Cavalcanti de Freitas


Nome Formação Titulação Regime de Trabalho
Eduardo Cavalcanti de Freitas Engenharia Civil Especialista Parcial
Kennio Rodrigues Barros Engenharia Mecânica Especialista Horista
Marfan Luz Dias Engenharia Civil Especialista Parcial
Alberto Alves dos Santos Matemática Especialista Horista
Ednardo de Souza Nascimento Pedagogo Especialista Parcial
Sanzio Rodrigues Costa Engenharia Civil Especialista Horista
Mônica da Cunha Veloso Engenharia Civil Especialista Horista
Yutaka Niitsuma Junior Engenharia Elétrica Especialista Horista
Manoel Bezerra da Silva Júnior Direito Mestre Horista
Marilane Amaral da Silva Ciências Contábeis Especialista Parcial
Tânia Maria Santana Botelho História Mestre Parcial
Átila Caires de Medeiros Sistema de Informação Especialista Horista
Marlon Fernandes Ramos Engenharia Civil Especialista Parcial

Duração: 5 anos.

Horário: Noturno.




O curso de Engenharia Civil foi Reconhecido pela PORTARIA Nº 323, de 28 de Dezembro de 2012, publicada no DOU Nº 251 em 31 de Dezembro de 2012.


Untitled Document