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Graduação

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Enfermagem

Objetivo Geral

 Promover a formação e capacitação de profissionais em Enfermagem para prestar assistência qualificada ao ser humano numa abordagem holística, ecológica e humanitária, fundamentada nas ciências sociais, biológicas e da saúde e que considera os direitos do cidadão à saúde e sua participação na intervenção do processo saúde-doença em outras situações-problema em interação com a política demandada pelo Sistema Único de Saúde e em sua dimensão própria e complementar.


Objetivos específicos

 Concebida a formação profissional em Enfermagem como sendo uma prática social de promoção à saúde centrada no processo cuidar/educar, na manutenção da integridade do ser humano e bem-estar coletivo, particularizam-se aqui os objetivos específicos do curso:

 • Formar enfermeiros cidadãos motivados a atuar no processo de trabalho de promoção da saúde e educação biossocial dentro de uma compreensão integral e integrada da Enfermagem, que tenham as suas decisões e atitudes intelectuais lastreadas em princípios éticos e bioéticos, com senso crítico de liderança e consciência política e social.

 • Capacitar quadros profissionais que, integrando-se formal ou informalmente aos diversos segmentos da sociedade, num esforço comum e consciente de transformação, sejam capazes de iniciativas pessoais ou coletivas na busca de novas e efetivas formas de atuação no mercado de trabalho.

 • Qualificar profissionais para tratar cientificamente os dados coletados ao longo da práxis profissional e desenvolver-lhes habilidades para formular e implementar estratégias e ações de planejamento, gestão e execução nos órgãos de saúde pública e privada.

 • Certificar a aquisição de competências técnicas que possam resultar no domínio do processo terapêutico e de fundamentação científica de seus métodos de intervenção.

 • Garantir estreita e permanente relação entre teoria e prática, entre o . saber sistematizado e a ação profissional, habilitando o enfermeiro-aprendiz a construir conhecimentos e dominar as competências necessárias para a concepção clínico-terapêutica e preventiva de práticas da Enfermagem.


Perfil do Egresso

 O profissional egresso do curso de Enfermagem da ALFA deve ter formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, bem como ser qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos, trabalhando em equipes multi- e interdisciplinares e atuando como membro formador e coordenador da equipe de Enfermagem. Deve ser capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes. Deve ser capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano e, ainda, de compreender a necessidade de um contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento pessoal.

 Com base nas condicionantes dos conhecimentos de Enfermagem e dentro de um paradigma formativo de natureza multidimensional, o enfermeiro egresso da Alfa deverá apresentar domínio de saberes, atitudes e habilidades que permita caracterizá-lo como detentor de uma formação generalista, humanística, com senso crítico-criativo e reflexivo. Ademais, que tenha autonomia no pensar, decidir e buscar formas inéditas de intervenção e seja capaz de utilizar os conhecimentos para intervir em situações-problema de saúde/doença relacionados com o campo da Enfermagem, com ênfase naqueles que afetam a região do Baixo Jequitinhonha, e apto a identificar as dimensões biossociais de seus determinantes.

 Um enfermeiro com prerrogativas para atuar em equipes multiprofissionais, ou individualmente, na iniciativa privada ou no serviço público, como autônomo ou prestador de serviços em centros urbanos ou pequenos municípios com produtividade e qualidade, tendo como preocupação fundamental a promoção da saúde da população, amparado numa visão global preventiva, curativa e reabilitadora.


Habilidades e Competências

 Em consonância com esse paradigma formativo, a Alfa assume o compromisso de oferecer condições de ensino-aprendizagem propícias à formação de um perfil profissional de enfermeiro com as devidas competências cognitivas, técnicas e emocionais, que o torne capaz de dominar plenamente os conteúdos técnicos e o conjunto de aptidões que o habilite a:

 • Compreender as relações entre estado, saúde e sociedade, assimilando a condição do profissional de agente educador e transformador das práticas sanitárias.

 • Assumir postura crítica sobre a realidade histórico-conjuntural em nível local, regional e nacional e, em sua área de atuação, contribuir criativamente com soluções para promover a saúde e o bem-estar dos cidadãos e da comunidade.

 • Desenvolver a inteligência emocional e senso de liderança como fator inerente à sua atuação individual, e servir-se de valores éticos e de cidadania para exercitar atitudes flexíveis e de adaptação a situações adversas em seu cotidiano profissional.

 • Conhecer e entender o processo de investigação científica, estando apto a proceder à realização de pesquisas no campo da Enfermagem, com capacidade crítica para interpretar e aplicar dados.

 • Ter consciência da necessidade de aprimoramento pela educação continuada como novo paradigma de aperfeiçoamento profissional.

 • Desempenhar tarefas técnicas em todas as áreas de atuação em equipes multiprofissionais, seja em empregos formais nas instituições públicas ou privadas, seja como profissional autônomo.

 • Na condição de cidadão e enfermeiro ético, humanista, crítico-reflexivo, ter compreensão contextualizada dos fatores socioculturais, econômicos e políticos implicados no processo saúde/doença, que o torne apto ao cumprimento da função como agente transformador da realidade sociopolítica.

 • Possuir competência científica que lhe permita adquirir e produzir conhecimentos, manter-se atualizado ao longo da vida profissional, incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional e de qualificação de sua prática diária.

 • Demonstrar aptidão para identificar, compreender e aplicar os conhecimentos básicos de forma a prestar assistência integral e integrada de enfermagem compatível com as diversas necessidades apresentadas pelo indivíduo, família, diferentes grupos da comunidade.

 • Prover-se de sólida formação geral de modo a poder atuar nos distintos níveis de cuidado à saúde, desde o primário ao mais complexo, resolvendo com eficácia problemas prevalentes em seu âmbito profissional, atendendo as urgências e emergências dentro dos padrões de qualidade que se impõem.

 • Deter nível de qualificação exigido para operar na promoção, prevenção de doenças, proteção e reabilitação da saúde física e mental, compreendendo as necessidades individuais e coletivas do ponto de vista biológico, psicológico, familiar, laboral, comunitário.

 • Demonstrar postura ética, formação humanística e consciência da responsabilidade social, com capacidade traduzida na aptidão para lidar com os múltiplos aspectos da relação enfermeiro/paciente.

 • Atuar de forma interdisciplinar na promoção da saúde, com base em evidências e princípios científicos de cidadania e ética: planejando, organizando, coordenando, avaliando, orientado a assistência de enfermagem a pessoas, grupos e comunidades, em todas as fases do ciclo vital nos diversos níveis de complexidade, usando metodologia específica; coordenando o processo de cuidar em enfermagem nos diferentes níveis de atenção, articulando funções de assistência, gerência, educação, pesquisa; responsabilizando-se pela qualidade da assistência de enfermagem na condição de coordenação técnica e científica da equipe de saúde;integrando projetos e programas de assistência à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto, do idoso, envolvendo ainda ações educativas e de prevenção de demandas de saúde em nível individual, familiar e coletivo.


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Coordenação

  O coordeandor de curso atua como um líder do seu curso, pois ele atende e orienta os alunos para a melhor qualidade de ensino e convívio em sala de aula entre os alunos e professores.

  O coordenador de curso observa as necessidades e implementa as estratégias necessárias para seu curso, organizando eventos, viagens e atividades para o melhor aproveitamento dos acadêmicos.

  Orienta as atividades de conclusão de curso e as ativivades extracurriculares, seu desempenho promove o curso dentro e fora da instituição.

Coordenador(a): Creonice Santos Bigatello


Nome Formação Titulação Regime de Trabalho
Creonice dos Santos Bigatello Enfermagem Especialista Horista
Josiane Libannio Canedo Enfermagem Especialista Horista
Lívia Telis Sobral Enfermagem Especialista Horista
Mônica Cecília Santana Pereira Farmácia Doutora Parcial
Patrícia Alves Cardoso Biologia Mestre Integral

Duração: 4 anos.

Horário: Noturno.




O curso de Enfermagem foi Reconhecido pela PORTARIA Nº 564, de 30 de Setembro de 2014, publicada no DOU Nº 189 em 1 de Outubro de 2014.


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