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Graduação

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Enfermagem

Objetivo Geral

 Promover a formação e capacitação de profissionais em Enfermagem para prestar assistência qualificada ao ser humano numa abordagem holística, ecológica e humanitária, fundamentada nas ciências sociais, biológicas e da saúde e que considera os direitos do cidadão à saúde e sua participação na intervenção do processo saúde-doença em outras situações-problema em interação com a política demandada pelo Sistema Único de Saúde e em sua dimensão própria e complementar.


Objetivos específicos

 Concebida a formação profissional em Enfermagem como sendo uma prática social de promoção à saúde centrada no processo cuidar/educar, na manutenção da integridade do ser humano e bem-estar coletivo, particularizam-se aqui os objetivos específicos do curso:

 • Formar enfermeiros cidadãos motivados a atuar no processo de trabalho de promoção da saúde e educação biossocial dentro de uma compreensão integral e integrada da Enfermagem, que tenham as suas decisões e atitudes intelectuais lastreadas em princípios éticos e bioéticos, com senso crítico de liderança e consciência política e social.

 • Capacitar quadros profissionais que, integrando-se formal ou informalmente aos diversos segmentos da sociedade, num esforço comum e consciente de transformação, sejam capazes de iniciativas pessoais ou coletivas na busca de novas e efetivas formas de atuação no mercado de trabalho.

 • Qualificar profissionais para tratar cientificamente os dados coletados ao longo da práxis profissional e desenvolver-lhes habilidades para formular e implementar estratégias e ações de planejamento, gestão e execução nos órgãos de saúde pública e privada.

 • Certificar a aquisição de competências técnicas que possam resultar no domínio do processo terapêutico e de fundamentação científica de seus métodos de intervenção.

 • Garantir estreita e permanente relação entre teoria e prática, entre o . saber sistematizado e a ação profissional, habilitando o enfermeiro-aprendiz a construir conhecimentos e dominar as competências necessárias para a concepção clínico-terapêutica e preventiva de práticas da Enfermagem.


Perfil do Egresso

 O profissional egresso do curso de Enfermagem da ALFA deve ter formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, bem como ser qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos, trabalhando em equipes multi- e interdisciplinares e atuando como membro formador e coordenador da equipe de Enfermagem. Deve ser capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes. Deve ser capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano e, ainda, de compreender a necessidade de um contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento pessoal.

 Com base nas condicionantes dos conhecimentos de Enfermagem e dentro de um paradigma formativo de natureza multidimensional, o enfermeiro egresso da Alfa deverá apresentar domínio de saberes, atitudes e habilidades que permita caracterizá-lo como detentor de uma formação generalista, humanística, com senso crítico-criativo e reflexivo. Ademais, que tenha autonomia no pensar, decidir e buscar formas inéditas de intervenção e seja capaz de utilizar os conhecimentos para intervir em situações-problema de saúde/doença relacionados com o campo da Enfermagem, com ênfase naqueles que afetam a região do Baixo Jequitinhonha, e apto a identificar as dimensões biossociais de seus determinantes.

 Um enfermeiro com prerrogativas para atuar em equipes multiprofissionais, ou individualmente, na iniciativa privada ou no serviço público, como autônomo ou prestador de serviços em centros urbanos ou pequenos municípios com produtividade e qualidade, tendo como preocupação fundamental a promoção da saúde da população, amparado numa visão global preventiva, curativa e reabilitadora.


Habilidades e Competências

 Em consonância com esse paradigma formativo, a Alfa assume o compromisso de oferecer condições de ensino-aprendizagem propícias à formação de um perfil profissional de enfermeiro com as devidas competências cognitivas, técnicas e emocionais, que o torne capaz de dominar plenamente os conteúdos técnicos e o conjunto de aptidões que o habilite a:

 • Compreender as relações entre estado, saúde e sociedade, assimilando a condição do profissional de agente educador e transformador das práticas sanitárias.

 • Assumir postura crítica sobre a realidade histórico-conjuntural em nível local, regional e nacional e, em sua área de atuação, contribuir criativamente com soluções para promover a saúde e o bem-estar dos cidadãos e da comunidade.

 • Desenvolver a inteligência emocional e senso de liderança como fator inerente à sua atuação individual, e servir-se de valores éticos e de cidadania para exercitar atitudes flexíveis e de adaptação a situações adversas em seu cotidiano profissional.

 • Conhecer e entender o processo de investigação científica, estando apto a proceder à realização de pesquisas no campo da Enfermagem, com capacidade crítica para interpretar e aplicar dados.

 • Ter consciência da necessidade de aprimoramento pela educação continuada como novo paradigma de aperfeiçoamento profissional.

 • Desempenhar tarefas técnicas em todas as áreas de atuação em equipes multiprofissionais, seja em empregos formais nas instituições públicas ou privadas, seja como profissional autônomo.

 • Na condição de cidadão e enfermeiro ético, humanista, crítico-reflexivo, ter compreensão contextualizada dos fatores socioculturais, econômicos e políticos implicados no processo saúde/doença, que o torne apto ao cumprimento da função como agente transformador da realidade sociopolítica.

 • Possuir competência científica que lhe permita adquirir e produzir conhecimentos, manter-se atualizado ao longo da vida profissional, incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional e de qualificação de sua prática diária.

 • Demonstrar aptidão para identificar, compreender e aplicar os conhecimentos básicos de forma a prestar assistência integral e integrada de enfermagem compatível com as diversas necessidades apresentadas pelo indivíduo, família, diferentes grupos da comunidade.

 • Prover-se de sólida formação geral de modo a poder atuar nos distintos níveis de cuidado à saúde, desde o primário ao mais complexo, resolvendo com eficácia problemas prevalentes em seu âmbito profissional, atendendo as urgências e emergências dentro dos padrões de qualidade que se impõem.

 • Deter nível de qualificação exigido para operar na promoção, prevenção de doenças, proteção e reabilitação da saúde física e mental, compreendendo as necessidades individuais e coletivas do ponto de vista biológico, psicológico, familiar, laboral, comunitário.

 • Demonstrar postura ética, formação humanística e consciência da responsabilidade social, com capacidade traduzida na aptidão para lidar com os múltiplos aspectos da relação enfermeiro/paciente.

 • Atuar de forma interdisciplinar na promoção da saúde, com base em evidências e princípios científicos de cidadania e ética: planejando, organizando, coordenando, avaliando, orientado a assistência de enfermagem a pessoas, grupos e comunidades, em todas as fases do ciclo vital nos diversos níveis de complexidade, usando metodologia específica; coordenando o processo de cuidar em enfermagem nos diferentes níveis de atenção, articulando funções de assistência, gerência, educação, pesquisa; responsabilizando-se pela qualidade da assistência de enfermagem na condição de coordenação técnica e científica da equipe de saúde;integrando projetos e programas de assistência à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto, do idoso, envolvendo ainda ações educativas e de prevenção de demandas de saúde em nível individual, familiar e coletivo.


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Coordenação

  O coordeandor de curso atua como um líder do seu curso, pois ele atende e orienta os alunos para a melhor qualidade de ensino e convívio em sala de aula entre os alunos e professores.

  O coordenador de curso observa as necessidades e implementa as estratégias necessárias para seu curso, organizando eventos, viagens e atividades para o melhor aproveitamento dos acadêmicos.

  Orienta as atividades de conclusão de curso e as ativivades extracurriculares, seu desempenho promove o curso dentro e fora da instituição.

Coordenador(a):


Disciplinas do Núcleo Comum

Disciplinas Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Série Ideal
Gestão de Carreira em Psicologia 80
História da Psicologia 80
Neurofisiologia e Estágio Básico 40 40
Psicologia do Ciclo Vital: Infância 80
Técnicas de Leitura e Produção de Texto 80
Análise do Comportamento e Estágio Básico 40 40
Antropologia 80
Metodologia Científica 80
Optativa Básica (LIBRAS ou Português Instumental) 80
Psicologia do Ciclo Vital: Adolescência, Maturidade e Velhice 80
Matemática 80
Psicologia da Personalidade I 80
Psicologia e Gestão I e Estágio Básico 40 40
Psicologia Organizacional e do Trabalho 80
Psicomotricidade 80
Estatística 80
Filosofia Aplicada a Psicologia 80
Psicologia da Personalidade II 80
Psicologia e Gestão II e Estágio Básico 40 40
Psicologia Social I 80
Psicologia da Personalidade III 80
Psicologia da Saúde I 80
Psicologia e Gestão III e Estágio Básico 40 40
Psicologia Social II 80
Técnicas Projetivas e Estágio Básico 40 40
Ciências Sociais 80
Motivação e Aprendizagem 80
Psicologia da Saúde II e Estágio Básico 40 40
Sensação e Percepção 80
Técnicas de Avaliação de Inteligência e Construção de Medidas 80
Escolas e Técnicas de Intervenção Psicológica I 80
Psicologia Cognitivo-Comportamental 80
Psicologia da Aprendizagem Educacional 80
Psicologia de Grupo 80
Psicopatologia 80
Escolas e Técnicas de Intervenção Psicológica II 80
Processos Cognitivos 80
Psicologia Humanista e Psicodinâmica 80
Técnicas de Exame Psicológico e Estágio Básico 40 40
Teorias e Sistemas em Psicologia 80
Escolas e Técnicas de Intervenção Psicológica III 80
Neuropsicologia e Estágio Básico 40 40
Optativa 1 20 20
Optativa 2 20 20
Trabalho de Conclusão de Curso I 40
Psicodiagnóstico e Estágio Básico 40 40 10°
Neuropsicofarmacologia 80 10°
Aconselhamento Psicológico e Estágio Básico 40 40 10°
Treinamento de Habilidades Interpessoais e Estágio Básico 40 40 10°
Trabalho de Conclusão de Curso II 40 10°
TOTAL CARGA HORÁRIA TEÓRICA E PRÁTICA 3280 560
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Estágio curricular supervisionado I 240
Estágio curricular supervisionado II 240 10º
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 320
TOTAL CARGA HORÁRIA DO CURSO 4640

Horas de Estágio Básico

Horas/aula 3280
Estágio Básico 560
Estágio Específico 480
Atividades ComplEmentares 320
CARGA HORÁRIO TOTAL DO CURSO 4.640

Ênfase em Gestão

Disciplina Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Série Ideal
Gestão de Carreira em Psicologia 80
Psicologia Organizacional e do Trabalho 80
Psicologia e Gestão I e Estágio Básico 40 40
Psicologia e Gestão II e Estágio Básico 40 40
Psicologia e Gestão III e Estágio Básico 40 40
Treinamento em Habilidades Interpessoais e Estágio Básico 40 40 10°
Optativa I - Ambiente organizacional 40
TOTAL CARGA HORÁRIA TEÓRICA E PRÁTICA 360 160
TOTAL CARGA HORÁRIA DA ÊNFASE 520

Ênfase em Saúde

Disciplina Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Série Ideal
Aconselhamento Psicológico e Estágio Básico 40 40
Psicopatologia 80
Psicologia da Saúde I 80
Optativa II (Psicologia Clinica e Estágio Básico) 20 20
Neuropsicofarmacologia 80
Optativa IV (Psicologia Hospitalar) 40
Neuropsicologia e Estágio Básico 40 40
Psicologia da Saúde II e Estágio Básico 40 40
TOTAL CARGA HORÁRIA TEÓRICA E PRÁTICA 420 140
TOTAL CARGA HORÁRIA DA ÊNFASE 560
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